2ª CORRIDA RÚSTICA DE SETUBINHA
Setubinha 2025
1. Introdução
O esporte é o agente mais democrático e de socialização do planeta terra, não existe cor muito menos classe social. Todos praticam com um só objetivo, o lazer e o bem estar da mente e do corpo. Desde o seguimento do homem, ele já corria, pulava e lutava. Era o início da base dos esportes, fundamentos essenciais para quase todos. A corrida tem seu destaque como competição, pois, foi pioneira nos primeiros jogos olímpicos, e é até hoje nos dias atuais, sendo sempre a competição final dos jogos. Em Setubinha, há vários praticantes deste esporte, que sempre engrandece o município quando participa em competições de cidades vizinhas. Chegou a hora de criarmos a nossa própria competição e valorizar mais ainda o esporte no município.
2. Justificativa
O Município de Setubinha a cada ano se inova em vários conceitos, no esporte chegou o momento de introduzir um esporte épico, que é a CORRIDA. Desenvolver entre os jovens, adultos e idosos do município a prática da atividade física, não apenas para a competição, mas principalmente para o lazer e consequentemente obter uma vida saudável. Podendo proporcionar entre toda a população uma nova perspectiva de vida.
3. Objetivo Geral
Estimular entre a população setubinhense a prática esportiva no dia a dia, assim proporcionando uma vida mais saudável.
3.1 Objetivos específicos
- Fomentar a prática do esporte e incentivar o turismo;
- Contribuir para o adequado desenvolvimento do talento esportivo;
- Estimular a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas do município de Setubinha;
- Promover o intercâmbio socioesportivo entre os participantes envolvidos;
- Promover o lazer para a população através dos esportes, conscientizando-as para o não uso de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas;
- Destacar e engrandecer os atletas praticantes dos
4. Regulamento
- O evento Corrida Rústica de Setubinha, objetiva sua 2ª Edição, com o intuito de inserir o atleta na natureza e incentivar o esporte aos adolescentes, jovens e adultos, num trajeto bem-sinalizado pela organização do evento. A Corrida ocorrerá em 06 de julho de 2025, a partir das 07h com saída na Nossa Senhora da Conceição com qualquer condição climática, com uma rota pré- determinada determinada e chegada na mesma Avenida.
- Este evento será destinado à um número limitado de corredores (150 inscrições), de várias faixas etárias, com no mínimo 16 anos.
- A Corrida tem como objetivo incentivar o esporte de aventura, melhorar o condicionamento físico e a saúde, respeitando a natureza.
- A CORRIDA será disputada na distância de 05 kms, com percurso aferido pela organização do evento, que pode ser divulgado em nossas redes sociais, e meios de comunicação locais.
- A corrida terá duração de 01H30MIN para todo o
- Poderão participar da corrida, atletas de ambos os sexos, profissionais e Amadores regularmente inscritos de acordo com o Regulamento Oficial da prova.
- A 2ª Corrida Rústica de Setubinha será disputada nas categorias; acima de 16 anos, masculina e feminina.
- Será criada uma Comissão Organizadora, constituída pela secretária de esportes e Colaboradores sob a coordenação do organizador, que terá competência para resolver qualquer problema ou responder dúvida durante a corrida.
4.1 Cronograma
- 07:00 h – Início do evento;
- 07:30 h – Largada da Corrida de 05 km (prova principal);
- 09:30 h – Encerramento da prova (fechamento da largada/chegada);
- 12:30 h – Encerramento do
5. Instruções e regras para a corrida
- Poderão participar da corrida o (a) competidor(a), aqui denominado(a) atleta, que se inscrever na corrida, realizar à inscrição no prazo determinado e expressar concordância com as normas deste Regulamento.
- Os (as) atletas deverão estar no local de largada com pelo menos uma hora de antecedência (60 minutos antes da largada – 07h30min), quando serão dadas as instruções finais.
- A cada competidor será fornecido um número que deve ser usado visivelmente no peito, sem rasura ou alterações, durante toda a realização da prova, sendo passíveis de desclassificação os participantes que não cumprirem esta exigência.
- É obrigação do participante da prova ter o conhecimento do percurso. O percurso será disponibilizado no site oficial da corrida.
- A participação do (a) atleta na prova é estritamente individual, sendo proibido o auxílio de terceiros, bem como, o uso de qualquer recurso tecnológico sem prévia autorização por escrito da Comissão Organizadora da prova.
- Na hipótese de desclassificação dos primeiros colocados, serão chamados os classificados com melhor tempo, sucessivamente.
- O (a) atleta deverá observar o trajeto, não sendo permitido qualquer meio auxiliar para alcançar qualquer tipo de Igualmente, não será permitido o acesso às áreas do evento utilizando-se de caminhos sem serem os sinalizados para tal situação, sendo proibido pular as grades ou cavaletes que delimitam estas áreas para entrar na pista em qualquer momento da prova. O descumprimento destas regras causará a desclassificação do (a) atleta.
- O (a) atleta que empurrar ou segurar o (a) outro (a) atleta, de modo a impedir sua progressão, estará passível de desclassificação da corrida.
- Não será permitido ao atleta continuar a corrida que tenha voluntariamente deixado o
- O (a) atleta deve retirar-se imediatamente da corrida se assim for determinado por um membro da equipe médica oficial indicada pela Comissão Organizadora.
- Os (as) atletas serão classificados na ordem em que qualquer parte do corpo/tronco (ficando excluídos cabeça, pescoço, braços, pernas, mãos ou pés) atinja o plano vertical que passa pela borda anterior da linha de chegada.
- O uso do chip é obrigatório, para fins de classificação e cronometragem do tempo, durante todo o percurso da corrida.
- O chip deverá ser fixado no cadarço do tênis, do pé esquerdo, na posição
- A utilização do transponder (chip) é de responsabilidade única do atleta, assim como as consequências de sua não utilização.
- A utilização inadequada do chip pelo (a) atleta acarreta a não marcação do tempo, isentando o organizador e a empresa de cronometragem na divulgação dos resultados.
- Os atletas deverão tomar cuidado com eventuais desníveis, obstáculos, aclives ou declives que possam existir no percurso. O organizador não se responsabiliza por possíveis defeitos na pista.
- Por conta disso, os atletas terão a informação das ruas que integram o percurso da corrida com antecedência.
- O (a) atleta deve retirar-se imediatamente da corrida se assim for determinado por um membro da equipe médica oficial indicada pela Comissão Organizadora.
- Todos os(as) atletas que cruzarem a linha de chegada de forma legal, que estiverem regularmente inscritos e sem o descumprimento deste regulamento, receberão medalhas de participação.
- Não serão entregues medalhas e brindes pós-prova (quando houver) para as pessoas que, mesmo inscritas, não participaram da corrida.
- Para receber a medalha é obrigatório que o (a) atleta esteja portando o número de peito e o chip de cronometragem.
- Só será entregue 1 (uma) medalha por
- Os (as) atletas que fizerem jus à premiação deverão comparecer ao pódio, assim que a cerimônia de premiação for iniciada e a categoria dele for chamada. O atleta que não comparecer ao pódio durante a cerimônia de premiação perderá o direito aos prêmios.
- Os resultados oficiais da corrida serão informados através de listas impressas e afixadas ao final da prova, através do site oficial do evento, extremecorridas.com.br ou pelo QR CODE no número de peito do atleta.
- O organizador não se responsabiliza pela não divulgação do resultado oficial do (a) atleta que não utilizou o chip da forma recomendada neste regulamento.
- O organizador não se responsabiliza pelo atraso na divulgação dos resultados oficiais em razão de falhas na rede mundial de computadores, caso em que os resultados serão devidamente informados após a resolução do problema técnico.
- Não haverá guarda-volume na
- Ao longo do percurso da corrida haverá postos de hidratação.
6. Inscrições
- De acordo com a Organização do evento, a idade mínima para os atletas participarem da CORRIDA RÚSTICA DE SETUBINHA: Acima de 16 anos - prova 5.000 mts. – Atletas com, 15 anos, 11 meses e 29 dias de idade não podem participar de provas com percurso igual ou superior à 5 km.
- As inscrições poderão ser realizadas no site extremecorrida.com.br, tendo seu início no dia 02/06/2025 e o encerramento às 23h59min59seg do dia 03/07/2025, ou, a qualquer tempo, quando for atingido o número máximo de inscritos.
- Os atletas menores de 18 anos só poderão participar da corrida, obrigatoriamente com autorização assinada pelo pai ou de um responsável legal (imprima a sua autorização, em anexo). A autorização deverá estar acompanhada de cópia de um documento de Identidade que será retido pela Comissão Organizadora no ato da retirada de acordo com o TERMO DE RESPONSABILIDADE parte integrante deste regulamento.
- É pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em qualquer situação. O participante que ceder seu número de peito para outra pessoa e não
comunicar os organizadores do evento, formalmente e por escrito, será responsável por qualquer acidente ou dano que este venha a sofrer, isentando o atendimento e qualquer responsabilidade da Comissão Organizadora da prova, seus patrocinadores, apoiadores e órgãos públicos envolvidos na prova.
- Cada inscrição terá o custo de R$ 60,00 (sessenta reais) + taxa do site, que dará direito a um kit contendo, nº de peito, chip e camiseta, sacochila, lanche, medalhas (pós prova).
- A Comissão Organizadora poderá, a qualquer momento, suspender ou prorrogar prazos ou, ainda, elevar ou limitar o número de inscrições, em função de necessidades, disponibilidade técnica e/ou questões estruturais, ou de forma maior sem aviso prévio.
- As inscrições serão encerradas um dia antes do dia marcado para a realização da corrida, ou em data anterior a esta, caso seja atingido o limite técnico definido para a corrida.
- Os participantes são responsáveis pela veracidade das informações fornecidas na ficha de inscrição. Caso haja fraude comprovada, o (a) atleta será desclassificado.
- O dinheiro da inscrição não será devolvido, caso o participante desista da
- A entrega dos kits de corrida acontecerá nos dias 05 de julho, no Mercado Central de Setubinha 15:00h ás 17:30h e no dia 06/07 das 6:00 às 7:00h no evento.
- O Kit somente poderá ser retirado pelo (a) atleta inscrito mediante apresentação de documento pessoal.
05/07/2025 (SÁBADO) – Horário: de 16:00 às 17:30 horas;
Dia 06/07/2025 (DOMINGO) – Horário: de 05:30 às 07:00 horas. (Exclusivamente para os atletas de outras cidades).
- Não serão aceitas reclamações cadastrais após a retirada do
- O (a) atleta está autorizado a correr com sua própria
- O (a) atleta que não retirar o seu kit na data e horário estipulado pela organização não poderá retirar em outros horários.
- O Kit somente poderá ser retirado pelo (a) atleta inscrito mediante apresentação do documento de confirmação de inscrição, o respectivo recibo de pagamento e RG ou
- A retirada de kits só poderá ser efetivada por terceiros mediante apresentação de autorização específica para este fim e cópia de documento de identificação do inscrito.
- O tempo de todos os corredores que participarem da prova será cronometrado e informado posteriormente, desde que observadas às normas previstas neste regulamento.
- O participante, neste ato, fica ciente que deverá conferir site oficial do evento os horários e os locais para realizar a retirada do material de corrida.
7. Condição física dos participantes e Serviços de apoio na corrida
- Ao participar da 2ª CORRIDA RÚSTICA DE SETUBINHA, o (a) atleta assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente o Regulamento da Prova, participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedor de seu estado de saúde e de sua aptidão física para participar da corrida.
- Todos (as) os (as) atletas participantes deverão estar em dia com rigorosa avaliação médica para realização da prova.
- O competidor é responsável pela decisão de participar da prova, avaliando sua condição física e seu desempenho e julgando por si, se deve ou não continuar ao longo da competição.
- Haverá, para qualquer tipo de emergência, serviço de ambulância e segurança por todo o percurso da prova que será garantida pelos organizadores.
- A Comissão Organizadora não tem responsabilidade sobre o atendimento médico dos atletas, despesas médicas em casos de internação ou lesões geradas pela prática da corrida. Porém, em cumprimento às normas de atletismo, será disponibilizado serviço de ambulância para atendimento emergencial para os atletas, e para a remoção destes aos hospitais da rede pública de saúde.
8. Premiação e categorias
A premiação se dará através de Medalhas para todos os participantes. Troféus para os 05 (cinco primeiros colocados Geral, Feminino e Masculino).
Premiação em dinheiro para os 5 melhores colocados Geral, Masculino e Feminino.
Premiação para os 05 primeiros colocados Geral masculino e feminino:
Geral Masc / Fem |
1° lugar – troféu + medalha + R$ 1.000,00 |
2° lugar – troféu + medalha + R$ 800,00 |
3° lugar – troféu + medalha + R$ 600,00 |
4° lugar – troféu + medalha + R$ 400,00 |
5° lugar – troféu + medalha + R$ 200,00 |
FAIXA ETÁRIA SUB- 30, SUB-40, SUB-50 OVER 50, Troféus para os 03 (Três primeiros colocados faixa ETÁRIA, Feminino e Masculino).
FAIXA ETÁRIA Masc / Fem |
1° lugar – troféu + medalha . |
2° lugar – troféu + medalha . |
3° lugar – troféu + medalha.
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